Áreas de atuação do Cirurgião dentista.

Por: Luiz Antônio, estudante de odontologia.

No universo acadêmico somos, geralmente a partir do 1° ano, bombardeados de informações sobre o futuro de nossa profissão e qual será nossa contribuição para a saúde da população. São diversas especialidades odontológicas em que nós futuros odontólogos poderemos nos dedicar; muitos tem suas preferências em consideração ao retorno financeiro que algumas especialidades atualmente estão gerando. Mas, se pensarmos em saude coletiva nos vem a mente um conceito muito importante o de ser " mais abrangente" e que no mercado de trabalho tem se visto pouco são os generalistas ou clínico geral, que possui grande importância em projetos governamentais tais como o PSF(Programa de Saúde da Família) e NASF( Núcleo de Apoio a Saúde da Família). Portanto para aqueles que ainda não sabem o que se especializar ou não conhecem está aqui listado as especialidades em odontologia:


1. Cirurgia: trata de extrações de dentes e raízes além de outras pequenas cirurgias bucais, realizadas em consultório do cirurgião Dentista.


2. Cirurgia buco-maxilo-facial: estudo e tratamento das fraturas e lesões dos maxilares, mandíbulas e dentes.


3. Clínica geral: exercida por profissional qualificado para realizar diagnósticos de problemas bucais. Está apto a realizar diversas especialidades odontológicas e também poderá encaminhar o usuário à um colega especialista para tratamento específico.


4. Dentística: objetiva estética, devolução da função mastigatória e reabilitação de dentes comprometidos por cáries, fraturas ou estragados por fenomenos como abrasão e erosão.


5. Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial: tem por objetivo promover e desenvolver uma base de conhecimentos que visam a melhor compreensão no diagnóstico e no tratamento das dores da região bucal.


6. Endodontia: relacionada ao tratamento dos canais, infectados ou não.


7. Estomatologia: tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas e também prevenir e diagnosticar outras doenças que possam interferir no tratamento odontológico.


8. Implantodontia: relacionada à colocação de raízes artificiais nos ossos da arcada, para adaptação de dentes ausentes.


9. Odontologia em Saúde Coletiva: estudo dos fenômenos que interferem na saúde bucal coletiva, por meio de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de serviços, projetos ou programas de saúde bucal, dirigidos a grupos populacionais, com ênfase nos aspectos preventivos.


10. Odontologia Legal: auxilia a medicina legal e a criminalística cuidando da análise crânio-facial e dental de indivíduos visando a identificação de pessoas e a elucidação de casos.


11. Odontologia Preventiva: relacionada à prevenção de cáries e demais doenças bucais além de orientação sobre higienização bucal.


12. Odontogeriatria: estudo e tratamento dos fenômenos decorrentes do envelhecimento que repercutem na boca e estruturas.


13. Odontopediatria: visa a prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal da criança.


14. Ortodontia: corrige o posicionamento dos dentes reestabelecendo a correta articulação entre as arcadas dentais por meio de aparelhos corretivos fixos ou móveis.


15. Patologia Bucal: estudo laboratorial das alterações da cavidade bucal e estruturas anexas, visando o diagnóstico final e o prognóstico destas alterações.


16. Periodontia: trata das doenças da gengiva além de cuidar das estruturas que dão suporte, nutrição e sensibilidade ao dente.


17. Prótese: cuida da recuperação das coroas dentais e da reparação de espaços decorrentes de extrações. Ex: coroa, jaqueta, ponte móvel, dentadura.


18. Radiologia Odontológica e Imaginologia: tem como objetivo a aplicação de radiografia e outros exames por imagem com a finalidade de melhorar o diagnóstico, acompanhamento e documentação de toda a estrutura bucal.




Para que extrair os dentes do siso?


Por: Luiz Antônio, estudante de odontologia.


O dente popularmente conhecido por dente do "siso", "dentiqueiro" na nomenclatura odontológia é denominado de 3° molar permanente ou 18, 28, 38, 48 especificando sua localização na arcada dentária humana. Mas, para que esses dentes devem ser extraídos? Esse dente se calcifica aos 7 a 12 anos e sua erupção geralmente está entre 18 a 21, porém a raiz ainda se encontra em formação até os 25 anos ou dependendo do biotipo de cada um ele pode não erupcionar completamente ou até mesmo ficar incluso no tecido ósseo. A importância da retirada cirúrgica desse dente é de fundamental importância médica-odontológica, porque ele pode: interfirir, no caso dos superiores, na articulação têmporo mandibular(ATM); pode provorar a risólize(degradação da raiz) dos 2° molares correspondentes, causando um agrava endodontico; nos casos em que a erupção é incompleta pode haver leve ferimento da camada de epitélio gengival sobre o dente decorrente do atrito na mastigação, em pacientes que já obtiveram êxito no tratamento ortodôntico, pois esses podem desonganizar o feito por falta de espaço, entre outros. Contudo, quem pode fazer esse procedimento cirúrgico? Popularmente somos conhecidos somente como dentistas, mas em nossa formação acadêmica recebemos o status de Cirurgião Dentista ou Generalista, então todo e qualquer dentista está apto para realizar esse procedimento, porém existem aqueles que são mais qualificados tais como os especialistas em cirúrgia ou o cirurgião Bucomaxilofacial que é o mais qualificados em termos de cirugias orofaciais.

Características Gerais dos Pré-molares e Molares




1° Pré-molar superior 14 ou 24:


-Calcificação: 18 meses a 6 anos;


-Erupção: 10a 11 anos;


-Rizogênese: 12 a 13 anos;


-Cúspides: 2(v>l);


-Raízes:2(66%), 1 ( 30%), 3 ( 4%);


-Canais: Tipo I de Weine.



1°Pré-molar inferior 34 0u 44:


-Calcificação: 21 meses a 6 anos;


-Erupção: 10 a 12 anos;


-Rizogênese: 12 a 13 anos;


-Cúspides: 2 ( v>l);


-Raízes: 1;


-Canais: 70% tipo I, 24% tipo IV, 1,5% tipo III e 4% tipo V.



2° Pré-molar superior 15 ou 25:


-Calcificação: 24 meses a 7 anos;


-Erupção: 10 a 12 anos;


-Rizogênese: 12 a 14 anos;


-Cúspides: 2 (v~p);


-Raízes: 1-87% e 2 -12%;


-Canais: 1 raiz(I 29%,II 27%, III 14%)


2 raízes (100 tipo I).



2° Pré-molar inferior 35 ou 45:


-Calcificação: 27 meses a 7 anos;


-Erupção: 11 a 12 anos;


-Rizogênese: 13 a 14 anos;


-Cúspides:2(v>l) ou 3 (v>ml>dl);


-Raízes: 1;


-Canais: 97% I, 2,5% IV.



1° Molar superior 16 ou 26:


-Calcificação: nascimento a 3 anos ;


-Erupção: 6 a 7 anos;


-Rizogênese: 8,5 a 10 anos;


-Cúspides:4(mv>mp>dv>dp)


-Raízes:3 raízes (mv, dv e p)


-obs:. Possui uma ponte de esmalte ligando a cuspide MP a DV, em 79% dos casos e completa e 20% sulcada. Apresenta o tubérculo de CARABELLI na cúspide ML ou MP.



1° Molar inferior 36 ou 46:


-Calcificação: nascimento aos 3 anos;


-Erupção: 8,5 a 10 anos;


-Rizogênese:6ª 7 anos;


-Cúspides: 5-89%, 4-10%, 6- 0,2%;


-Raízes: duas isoladas ( M e D- 94%);


-Canais: M- II 56 %, III- 43%.


D- I-70%, II-6,7%, II-6,7%, IV- 16,7%.




2° Molar superior 17 ou 27:


-Calcificação: 2,5 a 8 anos;


-Erupção: 12 a 13 anos;


-Rizogênese: 14 a 16 anos;


-Cúspides: 3-50%(mv,dv,p), 4-49%(mv,dv,mp,dp);


-Raízes:3 (mv,dv e p)



2° Molar inferior 37 ou 47:


-Calcificação: 2, 5 a 8 anos;


-Erupção: 11 a 13 anos;


-Rizogênese: 14 a 15 anos


-Cúspides: 4(81,7%), 5(16,3%)


-Raízes: 2(m. d)


-Canais: M-> 34,6%-I, 53,8% II, 1,15% III;


D-> 100%- I.







É hoje dia 15 de agosto o dia dos solteiros, apesar de acreditar que todos os dias é dia de solteiro, sei que dessa data as festas são as melhores,visto que as festas recebem a denominação "só vai quem esta solteiro" o que facilita a vida de muita gente que só deseja uma noite de pura diversão e nada mais sério. Mas, para alguns esse dia se caracteriza por ser um dia triste, sem graça, num ter ninguém por perto pra fazer companhia, contudo isso é fácil de ser resolvido SAIA DESSA VIDA arrange alguem pra manter um relacionamento!, vida de solteiro é moleza, pois não se tem preocupação com horários, atitudes ou ser um baladeiro de carteirinha; poxa a vida é bela é temos quer curti... Quantos num queriam ter ao menos um dia inteiro solteiro, Hein??.

Pesquisa personalizada